segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sobre escola nova e novos colegas.

Sei que sumi daqui no ano de 2014, mas o último ano da escola, estudos e a responsabilidade da vida pesando cada vez mais em minhas costas me fez travar. Vários projetos começados foram deixados de lado, várias histórias que comecei a escrever foram de repente sendo esquecidas. Ideias que eu nunca vou conseguir resgatar, tudo ficou em 2014. Mas agora estou voltando aos projetos antigos com novas ideias e uma nova forma de pensar, então vamos começar com o tema escola:

No começo do ano o que mais ouço e leio por aí é aquela coisa de “como se adaptar a uma nova escola?”. Devo dizer que sou uma expert nisso, já que já estudei em – PASMEM! – nove escolas diferentes.
Não tem exatamente uma regra, mas sim algumas dicas de sobrevivência no começo. E já que eu sobrevivi o suficiente para sair do ensino médio, eu quero ajudar a todos que lerem a este post.





Tenho que confessar: não é fácil se sentir ‘A novata’ no meio de todas aquelas pessoas que se conhecem, muito menos quando você vai para um bairro em que só tem uma escola em que as crianças estudam juntas desde o começo. É muito mais difícil se infiltrar em um grupinho do que se enturmar quando ninguém se conhece.
Eu sou a típica garota que observa e grava tudo o que vê na mente. Eu sempre sei – por incrível que pareça – as pessoas com quem eu posso possivelmente me dar bem durante o ano. Mas todas as escolas são diferentes umas das outras e muitas vezes não se tem uma regra de como proceder. Bem, darei algumas dicas para quem está em uma escola nova e ainda não se adaptou ou até para quem terá que trocar de escola. Vamos ver?

Dica 1 – Observe.
No primeiro dia de aula eu costumava aproveitar que todos estavam meio distraídos e deslumbrados com a escola e o primeiro dia de aula e observava a todos. Sempre mirava aquelas pessoas que eram mais retraídas, que pareciam tão sozinhas quanto eu, porque são essas pessoas que estarão mais abertas à novos amigos.
No meu primeiro ano observei três meninas, duas delas viraram minhas amigas – daquele tipo que você anda junto no intervalo e conversa sobre os outros – a outra virou mais uma conhecida.
No meu segundo ano, como eu já conhecia algumas pessoas, sabia de quem gostaria de ser amiga, então foi mais fácil, o que não me impediu de observar uma garota quieta que estava lendo Jogos Vorazes. Eu logo pensei: essa vai ser minha amiga. E no final do ano, formávamos um grupinho de "leitoras de saga". Hahahaha.

Dica 2 – Perca a vergonha.



Eu estudei cinco anos na mesma escola. Tive muitos amigos lá, mas nenhum deles ficou comigo até esta etapa da minha vida. Quando saí do quarto ano e fui para o quinto, tive que mudar de escola. Devo dizer que eu gosto mais de escolas públicas por causa das pessoas. Quero dizer, eu moro em uma casa legal e até teria condições de estudar em uma escola particular, mas eu nunca consegui me adaptar àquele mundo, porque apesar disso eu sou uma pessoa humilde e a única coisa que compro com frequência são livros.
Então eu aprendi muito com isso. Tem muitas escolas publicas com pessoas que tem dinheiro estudando e isso faz com quem não tem condições se sinta oprimido ou com vontade de viver em um mundo que não os pertence, não no momento. Vou falar pra vocês uma coisa: detesto meninas mesquinhas e meninos frescos. Aqueles meninos que se acham e as meninas da mesma laia. Eu sempre gostei mais das pessoas ‘povão’, que falam com todos e tal. Então sempre me dei melhor com essas pessoas.
Usando a dica um de observação, eu tive que perder a vergonha para me aproximar dessas pessoas. Você não precisa se aproximar logo de cara, não precisa fazer amigos no primeiro dia – nem nas primeiras semanas – apenas aproveite os momentos em que você vê que tem mais intimidade com essa pessoa ou que ela está sozinha. Quando digo intimidade, quero dizer, por exemplo, quando essa pessoa está lendo um livro que você já leu ou está lendo também. Logo vocês já terão sobre o que conversar e vai ser mais fácil perder a vergonha de vez.

Dica 3 – Não sente na primeira fileira.
Não sente na primeira fileira, não porque vão te tachar como nerd, mas porque se você sentar na frente, não vai poder observar direito quem está atrás. Eu sempre escolhia sentar no meio da sala, ou perto da parede onde eu podia me encostar e observar.
É uma dica de ouro nos primeiros dias, quando nenhum professor te faz sentar com alguém e tem aquela bagunça inicial. Geralmente quem se conhece e é amigo senta junto no primeiro dia e tenta fazer o mesmo nos outros. Quem sobra é quem não tem amigos ou é novato, não sinta vergonha se você sobrar, junte-se a alguém que sobrou também e faça amizade!

Dica 4 - Não encare.
Apesar de ter que observar, não é legal ficar encarando as pessoas que você acha que vai se dar bem. Até porque elas podem achar que você é antipática por não dar oi ou estranha por ficar encarando toda a hora.
Eu sou a rainha de olhar e desviar. Observo as pessoas, troco o olhar para observar outras e assim vou. Se você sentar no fundo é mais fácil porque ninguém que está na frente te verá observando e é melhor do que depois dar explicações!

Dica 5 - Seja receptiva!
Quem está sempre de cara feia não faz amigos. As pessoas gostam de gente engraçada, que faz rir - se você não é, não tem problema, apenas sorria! - o sorriso é a maior arma que você pode ter neste momento, é o que mais ajuda as pessoas a conquistarem outras pessoas. Eu sou uma pessoa que sorri muito desde que descobri o poder que um sorriso tem.

Dica 6 - Curta.
Mesmo sozinha, curta. Curta um livro, sua música, algo que te interessa como desenho ou sei lá. É o melhor que tem a fazer. Se você estiver sozinha, com um livro na mão ou fazendo algo que seja bom para você, não será tão chato!

Espero que eu tenha ajudado vocês com essas pequenas dicas, elas não precisam ser seguidas ao pé da letra, você não precisa decorá-las. Apenas lembre-se de ser você, assim a chance de errar é bem menor! Até a próxima,




Nenhum comentário:

Postar um comentário