segunda-feira, 30 de maio de 2016

O dia em que eu passei na auto escola!

Olá, não estou com vergonha de estar aqui depois de tanto tempo longe porque fui viver para trazer a vocês coisas novas. Coisa interessante atingida? Post vira. Aliás, eu não vi muitas pessoas postando suas experiências na auto escola pela internet.
Pois bem, não sei se vocês sabem mas existem quatro etapas importantes quando se vai fazer a primeira habilitação: a primeira envolve os exames físico e psicológico, a segunda envolve as aulas e prova teórica, a terceira envolve o simulador - no caso de você tirar CNH modalidade B - e a quarta e mais legal, as aulas práticas. Irei dividir o post em dois, contando detalhadamente duas etapas por post, então vamos lá!


Etapa da CNH 1 - Exames.


 Não sei vocês, mas sempre que falam "exame" lembro de médico e entro em pânico, sem saber o que fazer. Quando fui marcar essas coisas e consegui encaixe para o mesmo dia, fiquei com uma dor de barriga enorme. O que iriam fazer comigo? Iriam me tocar/apertar/aferir pressão? 
Se vocês são esse tipo de pessoa, se acalmem! Foi uma das partes mais tranquilas e rápidas do processo inteiro. Primeiro, você passa por uma médica que te faz perguntas sobre seu histórico familiar e etc, depois essa mesma médica te faz olhar através de um tipo de máquina para checar a quantas anda sua visão. Devo dizer que fiquei muito surpresa pois nunca tinha feito nenhum daqueles testes de visão e achei que erraria, mas minhas respostas foram ótimas.
Após o exame de visão ter sido aprovado, esperei mais alguns minutos fora da salinha para ir ao próximo passo: exame psicológico. Aviso aos amigos que sejam atentos na hora de desenhar tudo o que eles pedem, por mais fácil que pareça ser. Vocês já devem ter ouvido histórias sobre os desenhos que se tem que fazer no exame psicológico, então não preciso citar (mas se quiserem detalhes, comentem!). Ela pediu que desenhássemos três coisas que eu não me recordo direito e depois nos deu uma folha para identificar padrões e ali pelo que eu saiba, você tem que identificar um número mínimo.
Depois disso feito, ela recolheu minha prova e me mostrou o desenho de uma pessoa que eu tinha desenhado. Primeiro ela pediu que fosse alguém aleatório, mas depois me perguntou quem eu enxergava ali. Eu, como não sou boba, disse que me enxergava, pois a pessoa no desenho sorria e estava em um mundo belo. HUAHUAHUA

Etapa da CNH 2 - Aulas teóricas e prova.
Quando a sua turma teórica abrir - após passar pela etapa 1 - você terá que ver todas as nove aulas sobre transito, legislação, primeiros socorros, mecânica e vídeos de conscientização. Não vou mentir ser uma parte chata, mas também é fácil. Tem coisas extremamente óbvias, outras que você saberá porque já conversou com alguém sobre e tem alguma experiência, etc. O interessante nessas aulas é trocar ideia com as pessoas: tem de todas as idades, de todas as áreas e é bem legal, tornam as manhãs/tardes/noites que você fica ali, melhores.
Outra dica para você saber como estudar para a prova teórica é fazendo os simulados no site do DETRAN. É fácil, rápido e você aprende pelos erros. A primeira vez que fiz o simulado não tinha nem 18 ainda e acertei 23 questões, o que me aprovaria para a próxima etapa. No dia da prova real, acertei 27 ou 28 questões, de 30, o que eu considero muito bom. E gente, eu não estudei, fora fazer esses simulados, só para vocês terem uma noção de como é fácil!
No dia da prova, não esqueçam seus documentos de identificação e caneta. Tudo o que você faz na auto escola exige que você vá com seus documentos de identificação, já que é a melhor forma de identificar se você é maior de idade ou não. 

Enfim gente, estas duas etapas não têm muito mistério, mas o post ficará muito longo se eu continuar a contar coisas, então vou finalizar por aqui e escrever o próximo post, aproveitando o embalo!! Até mais uma dessas postagens, minha gente! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário